sábado, 8 de setembro de 2012

O Candomblé e a Sexualidade!


Hoje eu vou falar sobre um assunto muito polêmico, posso até está indo longe demais. Bom não sei, acho que Sexo, é uma necessidade básica como comer, beber ou ir ao banheiro, e porque esse tabu tão grande, em pleno século 21?

Durante a iniciação e as obrigações, ficamos em resguardo de diversas coisas, mas no nosso imaginário o sexo é a maior deles. Bom seria por nossa educação "católica" e hipócrita? Acho que sim.
Lendo diversos artigos sobre a sexualidade nas tribos africanas, podemos notar que não existe essa preocupação tão grande, onde fazer sexo não é pecado. Alias a religião dos orixás não tem pecado.
No meu entendimento, o fato de nos resguardarmos do sexo é como os demais preceitos. São lições de humildade e do afastamento do individuo dos prazeres da carne, para estar mais próximo ao divino, além de demonstração de dedicação. Então baseado nisso eu vou tentar, no meu ponto de vista, responder algumas perguntas que sempre ouço:


O Orixá condena o sexo?


Não, o orixá é natureza, e partindo desse principio a reprodução é super importante. Porém devemos, segundo os ensinamentos do orixá, nos resguardar durante as obrigações, pois estamos dedicados diretamente ao orixá.



O que é corpo sujo?



Bom essa é uma expressão antiga, que explica o seguinte: Quantos temos envolvimento sexual acabamos tendo uma troca de energia. É como se você estivesse com a mente presa ao sexo e por isso que após o ato sexual para que possamos ter contato com o orixá, temos que tomar nosso banho de erva (omim eró), e segundo os antigos o ideal é ficar de 12 à 24hs sem ter contato com nada do orixá. Tendo em vista também outra explicação: O orixá desposa nosso corpo, ou seja, nós entramos em transe onde recebemos a energia do orixá, então para que possamos estar inteiramente dedicados e concentrados, temos que está em resguardo, ou seja corpo limpo, não só de sexo, mas de bebidas, bagunças e etc.


Por que existe tantos homossexuais no candomblé?

A casa de santo, não distingue ninguém, nem pela cor, raça ou condição sexual. Então homossexuais encontram no candomblé, uma família, que muitas vezes não tem em casa, e o mais importante a compreensão. Ele ou ela, entende que no candomblé, as pessoas crescem por merecimento, não por estarem no padrão que é imposto pela sociedade, e assim ganham um objetivo pelo qual lutar.


O Candomblé é contra o uso de preservativos?


Esse é um ponto que é muito discutido, afinal não existe nenhuma itã (lenda) ou Orikí (poema). Onde o orixá se diz contra. Na minha opinião, se Olodumare deu inteligência ao homem para criar mecanismos que ajudem a controlar a natalidade e assim evitar tantos filhos indesejados e o aumento da pobreza, é por que o homem tem que usar isso para o bem. Lógico que usar disso como pretexto para sair por aí mostrando seu corpo e tendo vários parceiros é errado.



Existe alguma explicação para a bissexualidade na religião dos orixás?


Algumas pessoas usam algumas lendas dos orixás, para explicar a bissexualidade. Só que tanto a bissexualidade quanto a homossexualidade existe na natureza. Animais muitas vezes tem extinto homo ou bi, como a religião dos orixás, é totalmente baseada na natureza e no comportamento humano, acredito que daí tenha surgido algumas itãs, que são citadas, como as de Logun e de Odé. Odé que teria morado um tempo com Ossaim, sendo por ele mantido sobre feitiços.

Quero deixar claro que o candomblé, é uma religião que foi muito massacrada e não está aqui para fazer o mesmo com ninguém. Outras religiões, jogam para baixo do tapete aquilo que julgam o lixo da sociedade. Nós, povo do santo, estamos aqui para orientar, guiar e tentar fazer com que o outro sinta bem. Deixamos claro que não apoiamos a poligamia nem a prostituição e achamos a pedofilia um crime imperdoável, pois pessoas que passam por abusos, tanto crianças como adultos, carregam isso para sempre. É como se algo dentro delas morressem. 
Então você que está sofrendo por não se aceitar como homossexual ou bissexual, ou sofreu algum abuso, procure uma casa de candomblé, e busque orientação.  E que Ogum sempre nos proteja. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário