sábado, 27 de outubro de 2012

O SIGNIFICADO DO QUELÊ


O Quelê


Ele é o símbolo de aliança com o orixá. Suas contas e firmas tem todo um significado. Geralmente são 21 contas e 7 "pernas". as 21 contas são referentes aos 21 dias que o yaô carregará e 7 "pernas" ou fios, fazem simbologia aos 7 anos que o yaô estará em estado de aprendizagem. O quelê também dizia os antigos protegia e acompanhava o resguardo desse filho e caso ele quebrasse algum fio ou estourasse, poderia ser porque o filho quebrou alguma ewó (quizila) ou alguma energia muito ruim pelo qual o yaô passou e foi protegido.



O Branco


A cor branca no candomblé, é marcante, ela representa a paz, a mudança e principalmente a transformação. Pois segundo as lendas, ser iniciado no orixá, é ganhar um novo destino. Eu já vi casos de zeladores que quebram o branco, para que o filho possa trabalhar. Não é mais mistério para ninguém, pois eu mesmo já vi na rua, yaôs de roupa colorida e de quelê, se errado? não sei. A minha opinião é que o período de yaô é pequeno, então porque não se dedicar inteiramente? Caso o yaô trabalhe em um lugar que tenha uniforme ou algo assim, acho que o zelador tem que ter o bom senso, mas saindo dali, o yaô deve colocar a sua roupa branca, cobrir sua cabeça e colocar seus fios de conta sim. E hoje como tantas lojas de departamento, temos uma variedade enorme de roupas brancas, assim não tem como ficar mal vestido ou não encontrar roupa.



              Paó



Paó é a repetição de palmas coordenadas de 3 para 7 palmas em 3 vezes. Eu já ouvi vários significados, porém o que acho mais prudente, é que o paó é uma reverência ao orixá, usada para não só reverenciar,  mas afastar o mal e trazer uma energia positiva. É usado, antes de todas refeições, e quando vamos dar adobá para nossos mais velhos e nos axés da casa.


                           A Alimentação



Essa questão é outra importante, os condimentos como pimenta e seus derivados, alho e carne vermelha, são ewós (quizilas) do orixá. Assim como as frutas cítricas.  Durante o recolhimento a alimentação é bem especifica, e quando seguimos para continuar nosso preceito algumas coisas também se mantém. Por isso converse bem com seu zelador e liste aquilo que você pode ou não. Como eu digo ser do orixá é vestir a camisa. Então mesmo que algo não faça sentido para você, siga, pois temos uma cultura muito rica e com o tempo, começamos a entender.



O Banho



A higiene pessoal é à base de água e sabão da costa, ou em alguns casos, sabão de coco. E durante o período de yaô não tomamos banho de água corrente. É para muitos é sacrifício, para quando estamos alinhados com o orixá, entendemos que passar por isso é maravilhoso, nos damos conta que acabamos criando uma importância tão grande a coisas que conseguimos tranquilamente viver sem, é quando damos conta que o orixá quer nos ensinar exatamente isso. Que nós criamos tantas coisas que não precisamos, enquanto esquecemos das verdadeiras coisas que importam, que é o amor ao orixá e ao próximo.



A Postura do Yaô



Como já disse em outras postagens, o período de quelê, nos ensina muito, e humildade é a maior das lições. A postura do yaô deve ser sempre de cabeça baixa, não passar das 21h na rua, sempre calmo, sereno, falar baixo. Pois temos que entender que ele ou até mesmo nós, estamos dedicados e voltados ao orixá. Que humildade é essa se o yaô está de cabeça alta, falando besteira ou rindo alto, e o respeito pela aquela aliança que está em seu pescoço. Não é tortura nem muito menos escravidão, é DEDICAÇÃO. Tendo em vista que ninguém está ali obrigado.


Os lugares onde o yaô não deve ir


Durante esse período ficam vetados:
  • Matadouros : Pois neles, tiram-se elementos da natureza sem que haja nenhum ritual, nenhum pedido de licença a natureza.
  • Hospitais : Lá existe todo tipo de pessoas, e a presença forte de Ikú (a morte), e essas energias não são apropriadas a esse período
  • Cemitério : a mesma coisa que a anterior.
E também lugares onde haja muita movimentação de bebida, cigarro e bagunça.


Um conselho que posso dar, é que você aproveite ao máximo a época de quelê e mesmo os 7 anos de yaô, eles não voltam. Faça tudo para aprender para que um dia possa ensinar. Quem não é um bom yaô, nunca vai ser um bom egbomi ou um bom zelador. Essa vivência é importantíssima para o crescimento espiritual e material também, afinal quando estamos alinhados com o orixá, com o universo, tudo dá certo, mesmo que você passe por problemas, tenho certeza que o orixá traçará caminhos para você. E tenho certeza que sua vida fisicamente e espiritual
Mudará axé! A todos!

6 comentários:

  1. Olá comprei uma imagem de Xango quando fui à Bahia no ano passado. Hoje por alguma razão, talvez tenha batido nela sem querer, não vi, a imagem quebrou. O que faço com ela? Reconstruo? Já me disseram para jogar no mar ou na cachoeira, mas acho que não devemos poluir. Não sei o que fazer. Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Olá comprei uma imagem de Xango quando fui à Bahia no ano passado. Hoje por alguma razão, talvez tenha batido nela sem querer, não vi, a imagem quebrou. O que faço com ela? Reconstruo? Já me disseram para jogar no mar ou na cachoeira, mas acho que não devemos poluir. Não sei o que fazer. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloque nas matas ou deixe em uma igreja católica.

      Excluir
    2. Restaura ela ... Se você quebrar um osso seu vc não aputa a parte quebrada mas conserta.. c a imagem também ..Aprendi assim c meu tateto..

      Excluir
    3. Mas não sei oque ele fez se enterrou ou jogou no mar. No caso vc fala p minha baba fazer outro quele p mim ne

      Excluir
  3. Descobri que antes de morrer meu ex avo de santo pegou meu quelé e ate hoje não sei p que foi ele não estava bem cm migo nunca brigamos mas ele pelas minhas costa fazia coisas p me derrubar. Queria saber oque faço agora. Obs so vivo sonhando cm ele fazendo magia não entendo e de repente o mar bem bravo...

    ResponderExcluir