quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Adjá


Adjá, Adjarin (ÀÀJÀ em Iorubá) é uma sineta de metal, utilizada pelos sacerdotes do candomblé, durante as festas públicas, acompanhando o toque. Usado também nas oferendas, como a finalidade de chamar os Orixás ou provocar o transe (incorporação).

O objeto pode ser de uma, duas, três e até 4 sinetas e o cabo geralmente é do mesmo material, que pode ser de bronze, metal, dourado ou prateado.
Cada orixá possui seu metal. O prata é consagrado à Oxalá, Obaluaiê e Iemanjá. O dourado à Oxum, Oxumarê e Oxóssi. O cobre à Xangô, Oyá e Obá.



O número de câmpula também designa a qual orixá pertence, como:
– para chamar Exú 01 câmpula;
– para orixás masculinos 02 câmpulas;
– 03 para todos os orixás utilizado pelo Babalorixá;
– 04 para todos os orixás utilizado pelas Ialorixás e Ekédis;




Atualmente existem no mercado muitas variações e se adornam estes com búzios, pedras, miçangas, palha da costa, entre muitos outros enfeites. É um instrumento sagrado e sem substituição nos rituais do candomblé.

É comum vermos nas rodas de Candomblé, pessoas mais velhas de santo, tocarem esse instrumento enquanto dançam para os Orixás. Seu manuseio, no entanto é vedado aos que ainda são Yawôs, ou seja: Aqueles que ainda não possuem sua obrigação de Sete anos. Também aos não iniciados nos preceitos da religião.

Durante a dança, o instrumento serve para invocar e manter a vibração do Orixá na sala, para que a energia não saia daquele local onde está sendo realizado o candomblé.

Quando se dança com algum Orixá, uma Ekédi ou um Sacerdote, dançam acompanhados desse instrumento para guia-lo durante o ritual. Já em determinadas situações como rezas e outras obrigações, o Adjá tem a função de chamar nossos Orixás para aquele rito, fazendo com que os mesmos abandonem temporariamente o Orun (morada), para se manifestarem em seus filhos.

Também usamos o Adjá para anunciar o inicio de algum ritual ou para chamar atenção das pessoas para algum ato importante. Contudo no Candomblé, o Adjá passa pelo processo de imantação e dado a esse que somente pessoas autorizadas podem tocá-lo.

De Exú a Oxalá, todos eles respondem ao chamado desse instrumento litúrgico, bastando que a pessoa saiba como utilizá-lo. Seu som chama a atenção dos Orixás, anunciando que alguma coisa está sendo feita naquela casa.

O Adjá provoca o transe das pessoas, quando tocado acima de suas cabeças, pois no processo de imantação, ele recebe as energias do sacrifício que foi oferecido a determinado Orixá.

Pessoas que ainda não possuem direito de usá-lo, são imediatamente incorporadas por seu Orixá ao pegarem no mesmo. Nosso zelador utilizou aquele instrumento para chamar nosso Orixá, desde o nosso Bori até nossa Iniciação, sendo assim, como vamos sair tocando ADJÁ sem termos recebido autorização para o tal?

Usado em cerimônias festivas ou não, o Adjá é de sua importância no Candomblé e se você ainda não está autorizado para fazer uso do mesmo, não faça!
Não pegue e nem utilize, pois as conseqüências podem ser graves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário