quinta-feira, 22 de março de 2018

Diferenças entre "Odú e Odun




Odú = é signo de Ifá..Obedece a uma cronologia dentro do sistema de Ifá/Òrúnmílá.


1. OKANRAN-MEJI - a disciplina e teimosia. Regente: Exú


2. EJIOKO-MEJI – a incerteza e a indecisão. Regente: Ogum/Ibejis


3. ETAOGUNDÁ-MEJI – a perseverança e a obstinação. Regente: Obaluaiê


4. IOROSSUN-MEJI – a tranqüilidade Regente: Iemanjá


5. OXÊ-MEJI – a fama. Regente: Oxum


6. OBARÁ-MEJI – a riqueza e o brilho. Regente: Xangô/Oxóssi/Logun-Edé


7. ODI MEJI – o rancor e a violência. Regente: Obaluaiê/Omulu/Oxóssi


8. EJONILÊ-MEJI – a impaciência e a agitação.Regente: Oxaguiã


9. OSSÁ MEJI – a desconcentração.Regente: Iansã


10. OFUN-MEJI/OGIOFUN – os problemas de saúde.Regente: Oxalufã


11. OWARYN-MEJI – a ansiedade.Regente: Iansã/Exú/Ogum


12. EJILOSEBORÁ – a justiça e o discernimento.Regente: Xangô


13. EJIOLIGIBAN MEJI – a tranqüilidade e a concentração. Regente: Nanã


14. IKÁ MEJI – o conhecimento e a sabedoria. Regente: Oxumarê/Ossaim/Ewá


15. OGBEOGUNDÁ MEJI – o discerminio total. Regente: Obá/Ewá/Oxumarê


16. ALÁFIA-ONAN – a paz. Regente: Ifá (Orixás funfun)



Ódún = quer dizer Ano - Sendo assim, o etmo da palavra designa o tempo de um calendário, aniversários, e comemorações de eventos durante os ciclos específicos. Logo não existe "Odú Ijè" e sim Òdún Ejè - Literalmente sete anos- (Ejè corruptela de "meje" o numero sete) Ainda existem aqueles que para designar quatorze anos, adotaram o termo "Odú Iká" em uma alusão totalmente fora de contexto numérico, e associada a caída do Odu Iká,cuja aparência no Eríndílògun (Jogo de Búzios) corresponde a quatorze búzios abertos e dois fechados..As questões relacionadas aos Odu /Ifá nada tem relação com a contagem dos ciclos iniciáticos.


Sendo assim a saber dentro de uma cronologia,contadas a partir da iniciação:


Òdun Bí - Iawò, relacionado ao verbo nascer
Òdun Kán- Literalmente um ano
Òdún Êji - Dois anos
Òdun Etá ou Metá- Tres anos
Òdún Erin - quatro anos
Òdún Árun - cinco anos
Òdún Éfá - seis anos
Òdún Ejè -Sete anos
Òdún Ejó - oito anos
Òdún Ésan - nove anos
Òdún Éwá - dez anos
Òdún Ókanlá - onze anos
Òdún êjilá - doze anos
Òdún Étalá - treze anos
Òdún Èrínlá- Quatorze anos
Òdún Édogun - quinze anos
Òdún Érindi lógun - dezesseis anos
Òdún Étadilogun - dezesete anos
Òdún Egidilogun - dezoito anos
Òdún Ókandilogun - dezenove anos
Òdún Ôgun - vinte anos
Ódún Okánlélogún -Vinte e um anos
Ódún Ògbón- Designa antiguidade de uma pessoa dentro do culto.

quarta-feira, 14 de março de 2018

Abíadan

   


A vida embalada por Dan    



São crianças que contam com grande proteção do Vodum Dan Bessem, já que nasceram com o cordão umbilical enrolado no pescoço. O cordão umbilical é uma representação da ligação da mãe com o filho. 

Uma pessoa Abíadan pode ser rodante, Ogam, Ekedí, podem receber cargos. Se rodantes podem abrir suas casas e iniciar pessoas normalmente. Enquadram-se perfeitamente nos casos especiais dentro de uma casa de Axé, porém não necessitam de fundamentações diferenciadas. 

Independente da nação deve agradar sempre a Dan Bessem, com balaios periódicos, devendo ter a mesma obrigação com Frekuen e Iyewá. Se uma pessoa Abíadan for iniciada em uma casa de Djeje, toda obrigação que for dada deve-se agradar a família de Dan. 

O ibá de Bessem, não pode faltar na composição de carrego dessa cabeça. O Abíadan em uma casa de Djeje tem uma função importante, ele deve ser o responsável por todo o processo de preparo e entrega do balaio de Azanadô. Sendo responsável ainda pela cultuação da árvore de Azanadô e toda vez que for posta alguma comida seca aos pés de Azanadô para Adangbé deve ser entregue por um Abíadan.    

Um Abíadan por ser raspado tranquilamente, a não ser que além de Abíadan a pessoa seja Abíkú ou Òrísà seja algum que não aceita a raspagem de seus filhos

A Personalidade da Criança conforme seu Orixá



A cultura yorubá, influencia em nossas características, e temperamentos pessoais.  Abaixo a personalidade de cada criança, segundo o arquétipo de cada Orixá.

ÒGÚN - OGUM: Por ser líder nata a criança de Ogum faz sempre sucesso quando chega a qualquer lugar. Conquistadora e solidária, essa criança é independente, e sabe bem o quer. Amiga verdadeira. Deve ter cautela com o seu destemor, franqueza em excesso e impulsividade.


ÒSÓÒSÍ – OXÓSSI: A criança de Oxóssi é alegre, espontânea e habilidosa. Muito curiosa, esta criança precisa de atenção dobrada, pois adora mexer em tudo. Determinada em atingir seus objetivos. Deve ter cautela pela ingenuidade e instabilidade quanto às opiniões.


LÓGUN ÈDE - LOGUM EDÉ: Muito sensível, a criança de Logum Edé, mostra cedo sua tendência para as artes. Bastante sociável, essa criança faz amizade com rapidez e encanta seus amiguinhos com seu bom humor. Deve ter cautela com a insegurança e dependência de opinião dos outros.


ÒSÁNYÌN – OSSAIM: A criança de Ossaim é muito observadora. Dotada de grande imaginação, ela é capaz de brincar e se divertir sozinha. Em grupo, interage bem sendo a mentora das brincadeiras de maior gosto do grupo. Reservada e tímida, deve ter cautela para não se isolar demais.


ÒSÙMÀRÈ – OXUMARÊ: Bastante sensível, a criança de Oxumarê sabe quando um amigo precisa de apoio. Dotada de criatividade, surpreende a todos com suas invenções. Escreve muito bem. Deve ter cautela com a falta de controle ao ser contrariada ou ao ser submetida às regras.


OMOLU, OBALUAIÊ: Esta criança é agradável, educada e boa de papo. É mais madura do que as outras crianças. Gosta de organizar seu pequeno mundo a uma certa rotina. Deve ter cautela pelo jeito autoritário e crítico ao lidar com opiniões divergentes da sua.


NÀNÁ - NANÃ: Sossegada e calma, a criança de Nanã não gosta de brincadeiras violentas. Organizada e metódica, não gosta que mexam nas suas coisas sem permissão. Paciente, gosta de ensinar aos menores. Deve ter cautela pela dependência sentimental dos pais e pelo lado inflexível.


YEMOJÁ - IEMANJÁ: Encantadora e extrovertida, a criança de Yemanjá esbanja simpatia. Arteira, adora brincar até não aguentar. Gosta de estar rodeada por muitos amiguinhos. Muito inteligente e esperta. Deve ter cautela com o ciúme em excesso e o nervosismo que acabam gerando briguinhas bobas. Sua indecisão a deixa vulnerável.


ÒSUN - OXUM: A criança de Oxum encanta a todos com seu jeito gracioso, meigo, doce e muito charmoso. Muito comilona, adora experimentar incrementar seus lanches. A cautela com esta criança está em não melindrá-la, pois quando ela sente-se magoada torna-se arredia e de pouca conversa.


YÁNSÀN - YANSÃ: A criança de Yansã é sempre alegre, conquistando a todos rapidamente. Ela é alto-astral, divertida e criativa. Intuitiva, consegue descobrir os segredos mais bem guardados. A cautela com esta criança está em não desafiá-la, pois quando isso acontece, ela se transforma em uma criança agitada e combativa.


SÀNGÓ - XANGÔ: A criança de Xangô é tão popular e irradia tanta energia, que todo mundo quer se aproximar dela. Não gostam de cumprir algumas tarefas, aliás prefere inspecioná-las. Ela gosta de ser o centro das atenções, por isso a cautela com ela está em mostrar-lhe que todos são importantes como pessoas.


IYEWA - EWÁ: Muito sensível e delicada a criança de Ewá tem uma grande necessidade de aprovação para suas atitudes. Tranquila, sempre busca a harmonia entre os amigos. Boa confidente. Gosta de ajudar e proteger outras crianças, porém deve-se ter cautela com a instabilidade emocional.


OBÀ - OBÁ: A criança de Obá é atenta e competitiva. É amiga e gosta de compartilhar seus brinquedos com outras crianças. Expansiva, esta criança tem um grande senso de solidariedade. Deve se ter cautela com brincadeiras barulhentas para não despertar a ansiedade e a agitação.


IBÉJÌ – IBEJ: Ibéji protege as crianças, e em particular os gêmeos. As crianças sob sua proteção são alegres e falantes, é a criança mais popular da turma. Por isso, consegue fazer com que todos gostem de sua companhia. Por ser muito emotiva, a criança protegida por Ibéjì tende a desequilibrar o sistema nervoso.


ÒSÀGIYÁN - OXAGUIAN: A criança de Oxaguian é divertida e cheia de ideias inovadoras, porém por ser muito ativa quer fazer várias coisas ao mesmo tempo de forma apressada. Tendência a poucos amigos. É importante ajudá-la a focar-se em objetivos que lhe tragam benefícios.


ÒSÀLÚFÓN - OXALUFAN: A criança de Oxalufan é calma e inteligente passando a impressão de ser madura e decidida. Com personalidade muito forte, este pequenino já demonstra seu senso critico com seus amiguinhos. A cautela está em controlar a sua teimosia excessiva.

Báwo wá dára jé omodé (Como é bom ser criança!)

Salve a força transformadora das crianças!

Axé!