quarta-feira, 14 de março de 2018

Abíadan

   


A vida embalada por Dan    



São crianças que contam com grande proteção do Vodum Dan Bessem, já que nasceram com o cordão umbilical enrolado no pescoço. O cordão umbilical é uma representação da ligação da mãe com o filho. 

Uma pessoa Abíadan pode ser rodante, Ogam, Ekedí, podem receber cargos. Se rodantes podem abrir suas casas e iniciar pessoas normalmente. Enquadram-se perfeitamente nos casos especiais dentro de uma casa de Axé, porém não necessitam de fundamentações diferenciadas. 

Independente da nação deve agradar sempre a Dan Bessem, com balaios periódicos, devendo ter a mesma obrigação com Frekuen e Iyewá. Se uma pessoa Abíadan for iniciada em uma casa de Djeje, toda obrigação que for dada deve-se agradar a família de Dan. 

O ibá de Bessem, não pode faltar na composição de carrego dessa cabeça. O Abíadan em uma casa de Djeje tem uma função importante, ele deve ser o responsável por todo o processo de preparo e entrega do balaio de Azanadô. Sendo responsável ainda pela cultuação da árvore de Azanadô e toda vez que for posta alguma comida seca aos pés de Azanadô para Adangbé deve ser entregue por um Abíadan.    

Um Abíadan por ser raspado tranquilamente, a não ser que além de Abíadan a pessoa seja Abíkú ou Òrísà seja algum que não aceita a raspagem de seus filhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário