sábado, 8 de dezembro de 2018

Inkíses (Principais Nkísi de Angola)


Os principais Inkísis são:


Aluvaiá, Bombo Njila, Pambu Njila: intermediários entre os homens e os Jinkísis. (Exú Orixá). Aluvaiá, Bombojira, Vangira (feminino), Pambu Njila. É o Nkisi responsável pela comunicação entre as divindades e os homens. Está nas ruas, é a este Nkisi que pertencem as "bu dibidika jinjila" (encruzilhadas). Suas cores são preto, vermelho, sua saudação: Kiuá Luvaiá Ngananzila Kiuá (Viva Aluvaiá, Senhor dos Caminhos).


Nkosi: Senhor dos caminhos, das estradas de terra.


Mukumbe, Biolê, Buré: Qualidades ou caminhos desse Nkísi.

(Nkosi Mukumbe É o Nkisi da guerra, das estradas. É a ele que se fazem oferendas com o fim de obter abertura de caminhos. Sua cor é o azul escuro, sua saudação: Luna Kubanga Mueto - Nkosi ê (Aquele que briga por nós - Nkosi ê).Nguzu: Engloba as energias dos caçadores de animais, pastores, criadores de gado e daqueles que vivem embrenhados nas profundezas das matas, dominando as partes onde o sol não penetra.


Kabila: O caçador pastor, o que cuida dos rebanhos da floresta.


Mutalambô, Lembaranguangê: Caçador, vive em florestas e montanhas, deus de comida abundante. Nkisi caçador, habita as florestas ou montanhas. É o responsável pela fartura, pela abundância de alimentos. Suas cores: verde para Mutalambô e Burungunzo.


Gongobira: Caçador jovem e pescador. É um jovem caçador que obtém, seu sustento ora através da caça, ora através da pesca. Suas características são as mesmas das dos caçadores (Kabila, Mutambô, Lambaranguange) unidas as características dos Minkisi da água doce ( Kisimbe, Ndanda Lunda ). Suas cores: verde cristal, azul cristal e amarelo ouro, sua saudação: Mutoni Kamona Gongobira - Muanza ê (Pescador Menino Gongobira - Rio ê).


Mutakalambô: Tem o domínio das partes mais profundas e densas das florestas, onde o sol não alcança o solo, por não penetrar pelas copas das árvores.


Katendê: O senhor das jinsabas (folhas), conhece os segredos das ervas medicinais. Nkisi dono dos segredos das " kisabas" ( folhas, ervas ). Sua cor é o verde ou verde e branco, sua saudação: Kisaba kiasambuká – Katendê (Folha Sagrada - Katendê)


Nzazi, Loango: São o próprio raio. Nkisi responsável pela distribuição da Justiça entre os homens. Suas cores são: vermelho e branco ou marrom e branco sua saudação: A Ku Menekene Usoba Nzaji - Nzaze (Salve o Rei dos Raios - Grande Raio).


Kavungo, Kafungê, Kingongo, Kaviungo: Deus de saúde e morte. É o Nkisi responsável pela saúde, estando intimamente ligado a morte. Usa preto, vermelho, branco e marrom, sua saudação: Tateto Mateba Sakula Oiza - Dixibe (O Pai da Ráfia Está Chegando - Silêncio).


Nsumbu: Senhor da terra, também chamado de Ntoto pelo povo de Kongo.


Hongolo ou Angorô, Angoroméa: Auxilia a comunicação entre os seres humanos e as divindades. Assim como Aluvaiá, auxiliam na comunicação entre as divindades e os homens. São representados por uma cobra, sendo o primeiro ( Angorô ) masculino e o segundo ( Angoroméa ) feminino, sua saudação: Nganá Kalabasa - Angorô Le (Senhor do Arco Íris - Angorô Hoje).


Kitembo: Rei de Angola, senhor do tempo e as estações, o dono da Bandeira de Angola e Congo,  que podemos ver em qualquer casa de Candomblé, perto do assentamento de Kitembo, um grande mastro com uma bandeira branca no topo. É o responsável pelo tempo de forma geral, e especificamente, pelas mudanças climáticas (como chuva, sol, vento etc), portanto, atribuído a ele, o domínio sobre as estações do ano.  Suas cores: branco, rajado de verde e vermelho, sua saudação: Nzara Kitembo - Kitembo Io (Gloria Kitembo - Kitembo do Tempo). Ainda, é considerado o Pai da Maianga, que é o banho usado pelos seguidores e iniciados da Nação de Angola, tendo sua maior vibração justamente ao ar livre, ou seja, no tempo. É exatamente ali, no tempo, que este banho feito de ervas e outros elementares vai consagrar através de tempo este iniciado. Tempo está associado à escala do crescimento, por isso sua ferramenta é uma escada com uma lança voltada para cima, em referência ao próprio tempo. Este Nkisi está ligado ao frio, ao calor, a seca, as tempestades, ao ambiente pesado e ao ambiente agradável.

Conta uma lenda da Nação de Angola, que Tempo era um homem muito agitado que fazia e resolvia muitas coisas ao mesmo tempo. Entretanto, este homem vivia reclamando e cobrando de Nzambi que o dia era muito pequeno para fazer e resolver tudo que quisesse. Um dia, Nzambi lhe disse: “Eu errei em sua criação, pois você é muito apressado.” Ele então respondeu a Nzambi: “Não tenho culpa se o dia é pequeno e as horas miúdas, não dando tempo para realizar tudo que planejo”. A partir desse momento, Nzambi então determinou que esse homem passasse a controlar o tempo. Tendo domínio sobre os elementares e movimentos da natureza. Assim nasceu o Nkisi Kitembo.


Kaiangu: Tem o domínio sobre o fogo.


Matamba, Bamburussenda, Nunvurucemavula, Bamburucema, Gurucemavula: Trata-se de um Nkisi feminino, é guerreira e está intimamente ligada a morte, por conseguir dominar os mortos ( "Nvumbe" ). Suas cores são o vermelho e o marrom avermelhado, sua saudação: Nenguá Mavanju – Kiuá Matamba (Senhora dos Ventos - Viva Matamba)



Kisimbi, SambaNkisi Ndanda Lunda: A grande Mãe, deusa de lagos e rios. Kisimbi, Ndanda Lunda. Nkisi feminino, representa a fertilidade, é a grande mãe. Seu domínio é sobre as águas doces. Sua cor é o amarelo ouro, sua saudação: Mametu Maza Mazenza - Kisimbi ê (Oh, Mãe da Água Doce - Kisimbi ê); Ndanda Lunda: Senhora da fertilidade e da lua, muito confundida com Hongolo e Kisimbi.


Kaitumba, Mikaiá, Kokueto: Deusa dos oceanos. Também um Nkisi feminino, tem domínio sobre as águas salgadas ( "Kalunga Grande" , o mar ). Sua cor: branco cristal, sua saudação: Kiuá Kokueto - Mametu Ria Amaze Kiuá (Viva Kokueto, Mãe das águas -Viva).


Nzambi, Nzambiapongo: Não se trata de um Nkisi, mas sim do Deus Supremo, o grande criador, o ser que criou a si mesmo e depois criou o mundo, conhecido por este nome entre os povos Bantu.


Nzumbarandá, Zumbarandá: A mais velha das Nkísi. É um Nkisi feminino, representa o início, vez que, é a mais velha das mães. Também tem relação estrita com a morte. Sua cor: azul e branco, sua saudação: Mametu Ixi Onoká - Zumbarandá (Mãe da Terra Molhada - Zumbarandá)


Nwunji, Wunje: Senhora da Justiça, representa a felicidade de juventude e toma conta dos filhos recolhidos. É o mais novo dos Inkísi. Representa a mocidade, a alegria da juventude. Durante o toque para este Nkisi, a dança se transforma numa grande brincadeira, sua saudação: Wunje Pafundi - Wunje ê (Wunje Feliz - Bem Vindo).


Lembá Dilê, Lembarenganga, Jakatamba, Nkassuté Lembá, Gangaiobanda: Ligados criação do mundo. Nkisi da criação, ora apresenta-se como jovem guerreiro, ora como velho curvado. Está ligado a criação do mundo. Quando jovem tem como cores o branco e prata, quando de idade avançada, apenas o branco, sua saudação: Kalaepi Sakula Lemba Dilê - Pembele (Quietos, Ai Vem o Senhor da Paz - Eu te Saudo).

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