domingo, 30 de setembro de 2012

OKUTÁ (OTÁ)

Okutá, por elisão Otá = pedra para assentamento de orixás.



É muito importante que saibamos a diferença entre uma pedra comum e um verdadeiro otá. Pedra é pedra; e um otá é um otá e não pode haver engano, porque um otá de Orixá representa uma vida e, portanto e para tanto não pode haver engano.
É preciso saber a diferença, pois uma pedra comum não tem vida, é morta e, com certeza não pode responder por nenhum apelo.
  •  Entre um otá e uma pedra comum do mesmo tamanho, o otá pesa mais.
  •  Segundo me foi dito, um otá tem que ter a forma tal e qual da geração humana. O formato do otá masculino é ao comprido e o feminino redondo.
  •  Um otá não pode ser quebrado e nem polido.


Otás retirados de rio.






À esquerda Orixá homem (oboró), à direita Orixá mulher (ayabá).
Otás retirados do mar.




À esquerda otá para oboró e à direita para ayabá.







Estes otás podem ser para Orixás tanto fêmea como macho ou que respondam pelos dois sexos.
Os otás colhidos no mar, porém podem ter vários tipos de formatos e ressaltos, a água do mar provoca a erosão que se encube de formar otás especiais. Embora sejam recortados, furados, não perdem sua essência e mantém seu peso e valor.
Abaixo alguns otás marítimos que dependendo de como ele é posicionado, podemos enxergar um animal, um totem, um, coração, um ibi, etc.












Otá, okutá ou okuta no candomblé e em outras religiões afro-brasileiras afins, é uma pedra-fetiche. Podendo ser (seixo de rio), ou de outra parte da natureza, sobre a qual o axé (a "força sagrada") de um orixá é fixado por meio de ritos consagratórios, que constitui seu símbolo principal, encontrado em todos igba orixá.

Guardam-se o otá no peji "altar sagrado" da casa de candomblé, geralmente dentro de vasilha tampada ou em um alguidá , por vezes vestida com os trajes cerimoniais do orixá, mergulhadas em mel, azeite doce, Ori (manteiga), dendê, junto com outros fetiches. Também é chamada de itá e otá-do-santo. Um termo muito comum na casa de santo diz que sem pedra "ota" não há orixá, (Kosi Okuta kosi orixá).

Nota: A escolha de um Okuta (otá) para igba orixá depende muito do conhecimento de um sacerdote, devendo ser selecionada por um babalorixá ou iyalorixá.

2 comentários:

  1. As vezes parece que alguns otás transmitem uma energia boa ao tocá-los assim que retiramos da natureza. Uns vibram em nossas mãos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Okuta para ota não ocorre elisão. A elisão é a supressão (na escrita ou na pronúncia) na vogal final de uma palavra e antes da vogal inicial da palavra seguinte. Mas a elisão não pode ocorrer quando cria uma palavra com sentido existente, como otá por exemplo, que em yorubá é "inimigo". Em okuta para ota ocorreu uma deformação, uma variação da palavra por conta de resultado da dinâmica da tradição oral.

      Excluir