domingo, 8 de julho de 2012

Fim do Mundo segundo os Maias



2012 - O FIM DO MUNDO SEGUNDO OS MAIAS 

PURA LENDA!


Gigantesca ponta de terra sobre o mar Antilhas, quase chegando a Ilha de Cuba, a Península de Iucatã compõe, juntamente com a Península de Flórida, os limites da imensa porta de entrada para o Golfo do México. Nessa região muito plana, a predominância do verde é quase total, pois sendo os rios locais praticamente em sua maioria subterrâneos, não se observa aí nem mesmo o risco claro de um deles para quebrar a monotonia da paisagem.

E seria justamente nessa Península que viria a se desenvolver uma das mais adiantadas e intrigantes civilizações do novo mundo - a dos Maias. Tendo equilíbrio, os Maias revelaram um progresso artístico em sua época de esplendor. Eram feiticeiros, magos, dançarinos e vão contar a sua história e a de seu calendário.

Não é difícil determinar a verdadeira história do povo que habitou Iucatã. Os muitos monumentos ali deixados vêm causando admiração, sem que possamos fixar nomes e datas.

É bem provável que a primeira leva de povoadores da Península tenha chegado ali em meados do século II. Esses grupos de imigrantes eram compostos de diversas raças, até que um deles denominado quiché, se impôs sobre os outros, deu unidade à nação que perdurou até poucos anos anteriores a chegada dos espanhóis, tendo sido destruída por intermináveis guerras.

A primeira vez que os espanhóis ouviram falar dos Maias foi por ocasião da quarta viagem de Cristóvão Colombo, em 1502, Os navegantes espanhóis encontraram uma grande barca e através de sinais ficaram sabendo que os tripulantes vinham de um lugar que se encontrava na direção norte.

Somente quatro anos depois Juan de Solís e Vicente Pinzón chegaram à parte pelo Golfo do México. Depois de contorná-la por algum tempo, acreditaram tratar-se de uma ilha. A partir dessa época os espanhóis empregaram várias tentativas para colonizar a Península. Nessa época também os ciganos chegaram. Vieram fugidos em perseguições e armaram seus acampamentos. Andando pelas matas a procura de alimentos, os gitanos encontraram uma peça de barro redonda, com desenhos estranhos e fizeram cópias para vendê-las. Os espanhóis compraram e ela ganhou o nome de Calendário Maia. São desenhos de bichos imaginários e feiíssimos. E ele veio à tona. Afirma-se nesse calendário que o ano do fim do mundo é 2012.

Bem, sabendo-se que foram os ciganos que venderam a peça por necessidade, sabemos então que isto é pura lenda! Não veremos o final do mundo em 2012!

Um comentário:

  1. Olá amor, agora voce um tema extremamente polêmico: FIM DO MUNDO! Essa coisa de que os Maias sabem sobre o fim do mundo é historinha pra boi dormir. Foi ótimo essa postagem pois revela o meu pensamento, o mundo não vai acabar em 2012. Bjs e mais uma vez parabéns pelo lindo Blog.

    ResponderExcluir