segunda-feira, 30 de julho de 2012

Corta-se dan para Oxumarê?



Corta-se Dan para Oxumarê? Existem casas que fazem isso sim. Mas a Dan, a cobra, a serpente, que em iorubá não é nem Dan, em Iorubá é Djô, mas é conhecida popularmente como Dan. Tanto que é um título de Iyámi, ela é djô (senhora das serpentes). 

Na realidade, as djô, as serpentes, elas pertencem as Iyámis. Oxumarê, ele é representado como uma cobra, na realidade, no mito original poderia ser representado como um dragão, porque ele se estica da terra ao céu para promover o ciclo das chuvas. 

Oxumarê é o Orixá que rege o ciclo das águas das chuvas, quando a água evapora da lagoa, se torna nuvem, da nuvem vira chuva e cai, ou seja, a cobra morde o próprio rabo. A serpente orobô que é o símbolo de Oxumarê, o ciclo das águas, na realidade seria o mito do dragão porque pelas citações antigas de Oxumarê, quando se diz assim: “Oxumarê aquele que se estica até o céu se diz que ele bota fogo pelo nariz e pelas mãos”, e a serpente que bota fogo pelo nariz não é serpente, é dragão. 

Na realidade, as cobras e serpentes pertencem as Iyámis, porque são símbolos femininos. Elas andam, arrastando a barriga pelo chão. Oxumarê é um Orixá associado à riqueza pela relação com a chuva e com o ciclo das águas, com a fertilidade. A serpente é ligada à Iyámi porque ela arrasta a barriga no chão, o ventre da mulher, o ventre que traz a vida e as serpentes que andam arrastando a barriga no chão tem uma relação com o culto da fertilidade, do culto de Gueledé e o culto de Iyámi, aliás muito mais ligada à Iyámi do que propriamente a Oxumarê, apesar de fazer parte do culto de Oxumarê também. 

Portanto não se deve enfim, cortar a Dan para Oxumarê, pois são animais sagrados, e animais que são símbolos do orixá, não devem ser sacrificados para ele, devem ser sim, bem vivos. Os egípcios faziam isso muito bem, quando eles associavam animais a seus deuses e não matavam esses animais para os seus deuses. Assim como não se mata o búfalo para Oiá porque o búfalo é sagrado para Oiá, assim como não se deve matar a serpente para Oxumarê. É a ideia da quizila. Não se come daquilo que se é feito. Poderia se dizer, que se oferece Igbim a Oxalá, mas o animal sagrado de Oxalá não é o Igbim. O grande animal sagrado de Oxalá é o camaleão. O igbim é oferecido a todos os orixás para acalmar.


2 comentários:

  1. Osumare Lele Mare Osumare

    Lele Mare Un Araka

    Lele Mare Osumare

    Kobe Jiro

    Araka Kobe Jiro

    Osumare Kobe Jiro

    Araka Kobe Jiro

    Lese Orisa

    Lese Komafo

    Sa Hoho

    Lese Orisa

    Lese Komafo

    Sa Hoho

    Osumare Lokuere

    Olokuere Olokuere

    Osumare Se Lunbó

    Se Lunbó

    O Se Lunbó

    Alakoro Le In Ni

    Wala Koro Le In O

    Arroboboi Osumarê!!

    ResponderExcluir
  2. Mojuba !
    Gostaria se possível entender um pouco mais sobre o itã que diz que o camaleão e o animal sagrado de oxalá.

    ResponderExcluir