quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Obaluaiê e Omulu são irmãos?




Obaluaiê e Omulu são irmãos? Isso varia de tradição para tradição. Há uma lenda que diz, que Nanã joga Obaluaiê nas águas e que das águas, Iemanjá vem e recolhe Obaluaiê e o cria. Na antiga tradição africana, os meninos que nasciam muito doente, eram considerados espíritos das águas e então eram jogados na água e pelo ponto de vista ocidental, parece uma coisa terrível, mas na época e para a cultura da época, nós não podemos julgar porque é uma coisa de muitos séculos atrás.

Então, a história diz que Nanã teve um casal de gêmeos, daí a grande relação de Obaluaiê e Omulu com os abicus. Nanã teria na realidade uma menina e um menino, e como era de praxe nessas gerações abicus, quando as crianças nascem muito doentes, naquela época, o menino fraco não poderia trabalhar, não poderia caçar, então era devolvido às águas, e a menina mesmo doente permaneceu viva, porque apesar dela não poder trabalhar, ela poderia mais pra frente se sobrevivesse, ela poderia parir, trazer novos filhos.

Então os meninos neste sentido se davam muito mal, porque eles eram atirados nas águas. Então conta à história que o menino Obaluaiê foi atirado às águas e a menina Omulu, gêmea de Obaluaiê, foi mantida perto da mãe Nanã e sobreviveu para gerar outras crianças. Daí se explica a profunda relação tanto de Obaluaiê, quanto de Omulu com os espíritos abicus das crianças que nascem para morrer.

E realmente a prática do dia a dia nos ensina e nos mostra que pessoas de Obaluaiê ou de Omulu, geralmente, quase sempre, têm grande relação, grandes fundamentos, se elas não são abicus no sentido literal da palavra, mas normalmente tem uma grande relação neste contexto abicu. Neste caso então, Omulu representaria a polaridade feminina e Obaluaiê, a polaridade  masculina de uma mesma força, ou seja, são os grandes deuses, os grandes orixás das doenças epidêmicas, são Orixás que regem as epidemias, não só a varíola e a lepra, mas todas as epidemias de uma forma geral. Obaluaiê e Omulu são os médicos das multidões, os curadores das multidões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário