segunda-feira, 23 de julho de 2012

Oxum Opará



Opará, também chamada de Apará, assim como todas as Iyagbás, também é uma divindade das águas, é confundida como uma qualidade de Oxum devido a similaridade dos cultos, mas na realidade se trata de uma divindade a parte. Opará nasce da união de Xangô com Obá, é uma divindade muito perigosa.


A maternidade que é umas das marcas de Oxum não existe em Opará. Era Oxum quem se encarregava de cuidar da prole do Deus das Tempestades, enquanto ele guerreava. o caso de Opará ocorreu o mesmo, ela foi criada por Oxum, já que Obá, assim como Oyá Iansã, acompanhava Xangô em suas contendas. 

Opará herda o temperamento e a agressividade natural de Obá e a malícia e a vaidade de Oxum. Tornando-se assim a mais quente e agressiva de todas as Iyagbás superando até mesmo a própria mãe, Opará é a divindade feminina equivalente a Exú. É uma Deusa da Guerra, indomável, uma poderosa amazona que une força e vaidade, rege os ventos da noite, a umidade do ar e as águas puras que se intercalam entre abundância e escassez absoluta, seu fundamento maior é quando o Raio(Xangô) toca as Águas(Obá). 

Opará é impiedosa, arrogante e de carácter punitivo, mas apesar das desavenças entre Oxum e Obá, é muito próxima de Obá bem como de Oxum, de quem recebeu o Espelho de Ikú ( uma espécie de espelho encantado que traz a morte para que o olhar). Asim como os pais Opará possui forte ligação com a morte e, assim como Oxum, possui ligação com as Eleyés. A união de Xangô e Obá

Transcorre um culto nos arredores da cidade, é eleko. Uma sociedade restrita, onde apenas mulheres realizam o culto. Que possui como matriarca a temida Obá, a fundadora desta sociedade que cultua a ancestralidade feminina individual.



Nem um homem poderia sequer assistir o ritual do segredo, sendo punido por Obá com sua própria vida.


Certo dia, em uma das noites de culto, Xangô caminhava alegremente e dançava ao som do batá. Quando percebe, ao longe um aglomerado de mulheres, realizando uma cerimônia sob as ordens da enérgica Obá.


Xangô era muito curioso e não se conteve aproximando-se da cena, ficando a espreita.


Xangô encantou-se com a rara beleza de Obá, que apesar de não ser tão jovem era a mais bela mulher que ele já vira. No momento de distração, Xangô foi percebido e cercado pelas mulheres, foi levado a presença da grande deusa, que lhe falou o preço que haveria de pagar por sua audácia em violar o culto sagrado de Elekó. Mas a própria Obá que encantou-se com a inigualável beleza de Xangô apaixonando-se de imediato, relutou em aplicar a sentença de morte e usou de sua supremacia no culto para ditar nova regras, dando nova chance a Xangô: "Todo homem, que violar o culto, se for do agrado, da senhora do culto, deverá unir-se a ela como marido ou aceitar a pena de morte"


Xangô não pensou duas vezes, seria poupado da sentença e ainda sim possuiria a grande deusa por quem havia se apaixonado. A cerimônia de união de Xangô e Obá foi realizada dentro dos limites de Elekó. Foi o inicio de uma grande paixão, nunca se viu tanto amor.


A deusa guerreira e justiceira que pune os homens que maltratam as mulheres, descobriu um sentimento novo por um homem além do ódio. Descobriu todo o amor que um homem pode dar. A grande rainha de Elekó, a rainha de Xangô aprendeu a amar e ser amada.


Nasce, dessa grande paixão, uma criança, uma menina, nasce Opará, nasce a mais bela, justiceira e feroz guerreira. Herdou o melhor do pai e da mãe e prosseguiu com o culto.




Oxum Opará- Lenda




Em uma época onde os deuses viviam na terra, na região da Nigéria existiu duas jovens irmãs: Oxum e Iansã.


Oxum era deusa do ouro e da prata e tinha poderes sobre o ocultismo, Iansã por sua vez era deusa dos raios, tendo assim poderes sobre eles. Oxum carregava consigo o espelho que mostrava toda verdade oculta. Um belo dia Iansã muito curiosa, pegou o espelho e olhou, viu que era mais bonita que Oxum. Toda aldeia ficou sabendo disso e Oxum ficou muito brava.


Resolveu dar uma lição em sua irmã, colocou em seu quarto outro espelho, esse mostrava o lado ruim das coisas. Iansã percebendo a troca foi novamente olhar, ficou chocada com o que viu, em vez de ver sua imagem viu um monstro horrível. Entrou numa tristeza profunda e acabou morrendo.


Os deuses mais velhos descobriram a vingança de Oxum, decidiram castigá-la.


Oxum carregaria Iansã em seu corpo eternamente, seis meses seria Oxum com todas suas características e os outros seis meses seria Iansã. Oxum Opará tem em uma das mãos o espelho e na outra a espada que representa Iansã, dizem que ela é uma deusa guerreira e anda ao lado de Ogum, o deus do ferro e da estrada.

27 comentários:

  1. Só tenho que agradecer pelo aprendizado.

    ResponderExcluir
  2. Amei a primeira. Grata pela leitura.

    ResponderExcluir
  3. Gostei de ter aprendido mais a respeito desta linda orixá...

    ResponderExcluir
  4. gracias soy hija de de este santo y entiendo muchas cosas ahora amo mi orija ..

    ResponderExcluir
  5. História maravilhosa só tenho a agradecer pelo conhecimento e fazer mais um agradecimento por ela ter me escolhido como filha

    ResponderExcluir
  6. fico muito feliz de minha mãe oxum opara ter me escolhido pra ser sua filha
    Muito linda a história dela muito axe

    ResponderExcluir
  7. História muito linda e interessante.. Simplesmente amei..

    ResponderExcluir
  8. Amei, porque eu não entendia como eu poderia ficar diferente entre os dois semestres do ano! Agora entendo....Muito axé!!!

    ResponderExcluir
  9. Diandalomim sei que difícil aceitar. tudo que se comenta das lendas de Opara mas aprendi com o tempo com o dia a dia e hoje tenho certeza que sou de Opara agradeço aos DEUSES por essa Graça ache......

    ResponderExcluir
  10. Nossa é incrível essa história agora entendendo pelo meu jeito de ser dou mesmo de oxum opara não tenho dúvida oraeiei eparre oya

    ResponderExcluir
  11. Nossa é incrível essa história agora entendendo pelo meu jeito de ser dou mesmo de oxum opara não tenho dúvida oraeiei eparre oya

    ResponderExcluir
  12. adorei conhecer um pouco mas sobre minha mãe .... ameiiii

    ResponderExcluir
  13. Amei pelo aprendizado muito lindo, parabéns ase

    ResponderExcluir
  14. Amo muito minha mãe oxum opará. razão da minha vida!!!!!❤❤❤❤❤❤

    ResponderExcluir
  15. Amo muito minha mãe oxum opará. razão da minha vida!!!!!❤❤❤❤❤❤

    ResponderExcluir
  16. Amei saber a historia de minha anja Oxum Opara! Gratidão

    ResponderExcluir
  17. Nossa amei saber a historia de minha mãe

    ResponderExcluir