sábado, 26 de maio de 2012

Iroko


Orixá representado pela mais suntuosa árvore das casas de candomblé e o guardião das matas. Representa a dinastia dos orixás e ancestrais, seus filhos são raríssimos na religião, porém, não há nada mais bonito de se ver do que uma grande árvore de Iroko, é protetor das variações climática. Tem ligação com o Orixá Aira e Oxalá. Poderosa árvore da floresta, em cujos galhos se abrigam divindades e ancestrais aos pés da qual são depositadas as oferendas para as Ìyàmi Ajè.

Poderosa árvore da floresta, cujas raízes alcançam o Òrún ancestral e o tronco majestoso serve como apoio ao próprio Olòfín.

Iroko é partícipe do culto ancestral feito às árvores sagradas (Iroko, Apaoka, Akoko etc).

No Brasil é considerado o protetor de todas as árvores, sendo associado particularmente à gameleira branca. Seu culto está intimamente associado ao de Ossaim, a Divindade das Folhas litúrgicas e medicinais.


É o Òrìsà da floresta, das árvores, do espaço aberto; por extensão governa o tempo em seus múltiplos aspectos, função que o equipara a Airá (divindade da família de Xangô).


É cultuado pelas nações de origem dahomeana (Mina-Gêge, Gêge-Mahi) com o nome de Lokó e pelos Banto-sudaneses pelo nome de Zaratembo (a divindade Tempo da nação de Angola).

É referido como "Òrìsà do grande pano branco que envolve o mundo", numa alusão clara às nuvens do Céu.


As árvores nas quais Iroko é cultuado normalmente são de grande porte; são enfeitadas com grandes laços de pano alvo (oja fúnfún) e ao pé dessas árvores são colocadas suas oferendas, notadamente nas casas de origem Ketu, onde recebe lugar de destaque. Jamais uma dessas árvores pode ser derrubada sem trazer sérias consequências para a comunidade.

No culto aos Vodún, Loko ocupa lugar destacado, comparado somente à Lisa (Osalá) e Dan (Osùmarè).

Iroko é invocado em questões difíceis, tais como desaparecimento de pessoas ou problemas de saúde, inclusive a mental. Seus filhos são altivos e generosos, robustos na constituição, extremamente atentos a tudo o que ocorre a sua volta.


É um orixá pouco cultuado no Brasil. Seus filhos também são poucos conhecidos. Iroko vive na mais suntuosa árvore que há numa roça. Representa a ancestralidade, nossos antepassados, pais, avós. Representa também o seio da natureza, morada dos orixás. Desrespeitar Iroko (grande e suntuosa árvore) é desrespeitar o próprio sangue...
Iroko representa a história do ylé, assim como, de seu povo. Protegendo sempre o mesmo das tempestades.


Características:


. Nome: Iroko
. Origem: Benin (Daomé)
.Cor: Branco, verde e azul celeste
. Filiação: Oxalá e Nanã
. Data: 10 de Agosto
. Vela: Branca e Cinza
. Dia: 3ª Feira
. Oferendas Rituais: inhame, canjica, pipoca doce, cerveja clara e de pé de        

  gameleira
. Hora: 18 horas
. Símbolos: escadinha e um espanador de palha
. Metal: ferro e zinco
. Local para acender: Em espaços abertos da natureza ou morros
. Vibrações: Para atrair iniciativa e perseverança.
. Sincretismo: São Lourenço
. Saudação: Irokó Axé!

Um comentário:

  1. Boa tarde ,gostaria de saber sobre exú gameleira ,se possível, pois sempre que procuro algo ,me envia diretamente para Irokó.
    Se puder me ajudar ,ficarei muito grato.

    Obrigado

    ResponderExcluir