quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Você sabia?





Que na África, existem mais de duzentos Orixás. Os escravos vindos para o Brasil trouxeram alguns. Atualmente, são dezesseis Orixás, mas apenas doze deles são mais cultuados: Exú, Ogum, Oxóssi, Obaluaiê, Oxumarê, Xangô, Iansã, Oxum, Iemanjá, Nanã, Oxalá, Ossaim. Os outros quatros são: Obá, Logum Edé, Ewá e Iroko?

Que Tata Magança, é um título que se dá às pessoas que ultrapassaram tempo de santo (mais de 21 anos de santo)?

Que o homem quando faz sete anos de santo na Nação de Angola, ele é chamado de Tateto ou Tata de Inquice.

Que a lagartixa é um animal de fundamento da Oxum.

Que Mojubá ou Mojibá, na realidade é uma reverência, é uma saudação. Exú Mojubá ou Exú Mogibá que quer dizer: “Exú nós te reverenciamos”.?

Que as duas principais quizilas de oxum são: não comer peixes vermelhos, em especial Cioba e não abrir e nem comer melão (nem o branco, nem o rosado por dentro)?

Que Obá é uma guerreira valente e forte. É um Orixá feminino muito energético e fisicamente mais forte que muitos Orixás masculinos?

Que as principais quizilas dos filhos de Xangô, em especial, é não comer quiabo e não comer camarão sem tirar a calda, os espetos da cabeça do camarão, senão poderão trazer sérios problemas para essas pessoas?

Que Ogunjá é o Ogum que tem fundamento com Oxalá. Na Umbanda é Ogum Matinada e os filhos de Ogunjá devem ficar longe de bebidas, conflitos, intrigas e acidentes?

Que Iboalama é uma qualidade de Oxóssi que vem junto com Obaluaiê?

Que Oxum Opará, é uma Oxum guerreira que usa o abebê e uma espada na mão representando a guerreira, é uma Oxum de caminhos e come com Ogum?


Que Oriri com obi ralado é um banho muito bom para os filhos de oxum?

Que Milho, inhame e abóbora são quizilas dos filhos de ogum?

Que Obaluaiê, Kavungo ou Kikongo são nomes que Obaluaiê recebe dentro da nação de Angola, em uma tribo?


Que para acabar com o estresse através da magia cigana é só friccionar com as mãos todos os dias, uma gota de óleo de essência de lavanda no pulso e na palma da mão?

Um comentário: